Welcome!

Olá! Meu nome é Flávio, tenho 22 anos e sou graduado em LETRAS pela UNIESP de Presidente Prudente. Sou professor de Dança, Inglês e Português. Sempre fui muito interessado em estudos de toda sorte (especialmente das artes), o que me rendeu o certificado de aluno padrão pelo ROTARY CLUB em 2007, quando concluí o ensino médio. A princípio, procurei abrir um blog para compartilhar experiências e conhecimentos com alunos e interessados pelos temas propostos, assim como expor um pouco mais sobre minhas "Artes" e filosofias. Depois, percebi que ele se tornou um diário pessoal, onde posso relatar com humor ou sarcasmo os contratempos da vida!
Espero que vocês gostem do que virem. Só não esqueçam de deixar seus comentários. =)


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pensamento do dia....

Parábola da Borboleta

Um homem, certo dia, viu surgir uma pequena abertura num casulo. Sentou-se perto do local onde o casulo se apoiava e ficou a observar o que iria acontecer, como é que a lagarta conseguiria sair por um orifício tão miúdo. Mas logo lhe pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso, como se tivesse feito todo o esforço possível e agora não conseguisse mais prosseguir. Ele resolveu então ajuda-la: pegou uma tesoura e rompeu o restante do casulo. A borboleta pôde sair com toda a facilidade... mas seu corpo estava murcho; além disso, era pequena e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observá-la porque esperava que, a qualquer momento, suas asas se abrissem e se estendessem para serem capazes de suportar o corpo que iria se firmar a tempo. Nada aconteceu! Na verdade a borboleta passou o restante de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar.
O que o homem em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura eram o modo pelo qual Deus fazia com que o fluido do corpo daquele pequenino inseto circulasse até suas asas para que ela ficasse pronta para voar assim que se livrasse daquele invólucro.
Algumas vezes o esforço é justamente aquilo de que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através da existência sem quaisquer obstáculos, Ele nos condenaria a uma vida atrofiada. Não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nunca poderíamos alçar voo!

RESUMINDO: Cada qual têm seu tempo, seu momento de livrar-se do casulo que o envolve. As vezes, achamos que estamos fazendo uma enorme ação ao tentar ajudar aquele amigo que se encontra em dificuldades emocionais... Porém, pode ser que não seja a hora dele voar. Talvez, como a borboleta, ainda precise de um tempo para fortalecer suas asas. Lembremos-nos sempre: NÃO PODEMOS VER O OUTRO CONFORME O QUE QUEREMOS! PRECISAMOS VER ALÉM E PERCEBER ATÉ ONDE NOSSO AMIGO PODE IR, RESPEITANDO SUAS LIMITAÇÕES.
SE VOCÊ É BOM O BASTANTE PARA ALÇAR VOO, ÓTIMO. MAS, EXISTEM PESSOAS QUE PRECISAM DE TEMPO E A PACIÊNCIA É PRECISA. NUNCA TENTE FAZER PARA O OUTRO O QUE ELE MESMO PRECISA FAZER. O RESULTADO PODE SER CATASTRÓFICO!

4 comentários:

  1. Era exatamente o que eu precisava ouvir! obrigado!

    ResponderExcluir
  2. o duro é saber quando devemos agir! tem horas que é complicado deixar a pessoa sozinha! o vida bandida!

    ResponderExcluir
  3. amei super.....gostei muito dessa parabola
    acho que até me ajudou a mudar meus pensamentos

    ResponderExcluir